Principais Zoonoses - Larva Migrans Cutânea

A larva migrans cutânea (também chamada de "bicho geográfico") ocorre em seguida à penetração das larvas infectantes de Ancylostoma caninum (cães) e Ancylostoma braziliense (cães, gatos e outros carnívoros) através da pele intacta dos seres humanos, mas causa intenso prurido à medida que migra através do tecido dérmico, antes de ser destruído pelo sistema imunológico.

                                                   foto  shihtzusocialparque.

Mutos filhotes caninos são infectados pelos ancilostomídeos na fase neonatal, atraves da ingestão de larvas infectantes existentes no leite da cadela, e, menos comumente, pela transmissão transplacentária in utero. Os cãezinhos podem dar início à expulsão dos ovos em suas fezes em apenas 21 dias.



O diagnóstico da doença no ser humano é fácil, devido ao aspecto dermatológico que a lesão causa. Os túneis causados pelas larvas são visíveis e esses "rastros" dão à pele a aparência do traçado de um "mapa", daí o nome "bicho geográfico".



Prevenção: * Tratar precocemente os filhotes caninos
                   * Avaliação fecal anual
                   * Pronta eliminação das fezes (recolhimento imediato)
                   * Evitar que cães evacuem em parques públicos e áreas de recreação infantil diminuirão a contaminação do solo e ajudarão a reduzir a exposição humana às larvas infectantes.






0 comentários:

Postar um comentário