Perguntas e respostas:

Olá!

Domingo é dia do "Perguntas e Respostas" aqui no blog.
Respondo os emails individualmente, mas aqui você encontrará as dúvidas mais frequentes.

1) por que meu gato solta tanto pelo pela casa? ele se coça muito também.é a sarna do gato? pega em gente? posso usar xampu anti pulgas?



Se não há falhas de pelos delimitadas, o gato pode estar em muda (troca de pelo) que acontece duas vezes ao ano.
Se há falhas, há vários diagnósticos:otites, sarnas, micoses, alguns tipos de alergia... Só o veterinário pode diagnosticar e prescrever o tratamento correto. Gatos são muito higiênicos, se voce observar que seu pelo está mais fosco e com aparência suja, converse com o veterinário sobre isso também. Muitas vezes pequenos detalhes observados pelos donos fazem toda a diferença no diagnóstico pelo especialista.

Pode ser a "sarna do gato", sim (leia aqui). O Veterinário fará um raspado de pele e poderá diagnosticar com precisão.

Embora exista um tipo de ácaro para cada espécie (cão, homem, gato...), o ácaro da sarna Sarcóptica pode eventualmente passar para o homem. Normalmente aparecem pontos avermelhados nos locais onde o homem tem mais contato com o gato: face interna dos braços, barriga. Normalmente não precisa de tratamento, mas seu médico pode prescrever uma medicação para a coceira.

É sempre preciso fazer o controle de pulgas e vermes, pois um está ligado ao outro Clique aqui para entender melhor. Como a pulga transmite vermes ao gato, faça sempre o tratamento duplo: recomendo uso do FIPRONIL e vermifugar a cada 6 meses.
Não aconselho uso de xampu anti pulgas enquanto não for feito o diagnóstico preciso pelo veterinário.

2) Com quanto tempo posso desmamar os filhotes da minha gata? Posso usar frintline antes de vender com 1 mes?



Não se deve desmamar um gato tão novo. Minha recomendação é de 40 a 45 dias de idade. Eles já devem estar comendo ração a partir de 30 dias, e a mudança do leite para ração pode ocorrer de forma gradual. Uns dias a mais não farão diferença, certo?

Pode usar Frontline spray em filhotes a partir da primeira semana de vida. Se possível, peça a um veterinário para fazer a primeira aplicação em gatinhos tão novos.


3) Alguma dica para controle de pulgas caseiro? Me ensinaram cânfora com alcool, será que é eficiente?



95% das pulgas vivem no ambiente, e 5% no cão. Então, realmente não adianta combater a pulga só no cão (com produtos tópicos - coleiras, shampoos) se o ambiente também não for tratado.
Na MINHA opinião, o melhor método é o uso do Frontline ou Advantage combinado com Program, o que dispensa a desinfecção do ambiente.  Não esqueça de vermifugá-lo também, visto que a pulga pode transmitir cermes para seu cão. Leia mais aqui.


Bom domingo!

0 comentários:

Postar um comentário