Ectoparasitas: Carrapatos

O controle de pulgas e carrapatos é de extrema importância, pois além desses parasitas causarem incômodo e coceira, também transmitem doenças infecciosas e podem causar anemia severa, culminando com a morte do animal.



 Cerca de 95% dos carrapatos e 60% da pulgas estão presentes no ambiente (e não no corpo do cão/gato). Isso quer dizer que não bastam banhos, coleiras e outros tratamentos tópicos se o ambiente também não for devidamente tratado.
Mesmo morando em apartamentos altos e não tendo o animal acesso à rua, esses parasitas podem ser carreados pelos sapatos de seus donos e infestar toda a casa. São extremamente resistentes, inclusive quando instalados no meio ambiente. Podem se esconder em frestas de pisos, madeira, tapetes...

Vamos então conhecer um pouco essas pragas e o melhor modo de eliminá-las?

Carrapatos:

A elevação da temperatura ajuda a aumentar o número desses parasitas e sua proliferação é muito rápida. Cada fêmea pode colocar 50 a 200 ovos por dia.



 Seu controle ambiental é difícil devido à facilidade que possuem de se reproduzir e espalhar, além de serem resistentes a alguns produtos utilizados em seu combate. Carrapatos habitam frestas de piso e paredes, forros de canis, casinhas de madeira do pet ... Eles se desprendem dos cães em qualquer estágio do ciclo, podendo passar 90% de sua vida no ambiente.

Assim, o controle de carrapatos deve ser constante e qualquer sinal de apatia, febre, falta de apetite ou mucosas pálidas em animais que tiveram contato com carrapatos é motivo para uma visita ao veterinário e um exame de sangue.



Cada espécie de carrapato pode transmitir uma ou várias doenças entre as quais podemos destacar:
  • Babesiose: Doença causada por um protozoário, caracterizada por febre, depressão, anorexia e anemia. É fatal se o cão não for tratado a tempo.
  • Borreliose ou Doença de Lyme: é, das zoonoses transmitidas por carrapatos, a mais importante. Causada pela bactéria Borrelia burgdorferi que produz quadros de febre, anorexia, poliartrite, miopatias e adenopatias.
  • Ehrlichiose: Doença causada pela bactéria Ehrlichia canis que causa febre, anemia, depressão, diarreia, edema, complicações respiratórias e circulatórias.
  • Febre maculosa - doença causada pela Rickettsia rickettisii, um parasita intracelular que leva a quadros de febre, falta de apetite, vômito, diarreia, manchas nas mucosas, desidratação e perda de peso. (animaliavirtual)

Tratamento do cão:
* Se o cão já estiver parasitado, procure o médico veterinário. A retirada do carrapato por um leigo não dá a certeza da retirada do aparelho bucal (partes do carrapato também podem causar infecção).

O veterinário indicará um shampoo carrapaticida para carrapatos já existentes e 24 horas depois será feita aplicação de produto recomendados por ele (gosto particularmente do Frontline da Merial ( http://www.frontline.com.br/ ) e do Advantage Max 3 da Fortdge).

                                               
                                      Hoje é dia de aplicar nos daqui de casa :)


É bom salientar que existem remédios baratos, receitas caseiras e muitos produtos 'recomendados' por leigos e petshops. Para que haja eliminação do problema de caráter permanente e não só imediato, procure o veterinário.

Tratamento ambiental:
* Uso de carrapaticidas: aplicar nos canis, casinha dos cães, em plantas e canteiros, atentando para frestas nas paredes ou pisos e ralos. Repetir o tratamento a cada 15 dias. Lembre-se de retirar o animal do local até que se termine a dedetização e que esteja tudo seco.
* Evitar uso de carpetes e rejuntar pisos e frestas.
* Lavar semanalmante objetos como panos, cobertores e brinquedos.

Com esses cuidados, você evitará infestações como esta abaixo e livrará seu animal e sua família de muitas doenças carreadas por esse parasita.


Importante:

• Não use produtos contra insetos usados normalmente em casa, nem inseticidas recomendados para gado e cavalos.

• Gatos, gestantes e filhotes não devem ser banhados com produtos inseticidas.


• Banhos inseticidas devem ser dados com o cuidado de o animal não lamber o produto durante o banho. O mesmo vale para o uso de talcos e coleiras. A ingestão do produto pode causar intoxicação.






• Não usar produtos tópicos em animais com ferimentos .

CONSULTE O VETERINÁRIO antes de usar qualquer produto.



0 comentários:

Postar um comentário