Cuidados com Gatinhos Órfãos

Abandono de animais é cruel e desumano. Quem abandona recém nascidos então, deve ter uma alma muito sem luz. Um animal fraco, indefeso, que está com olhos e ouvidos fechados e às vezes com o cordão umbilical pendurado à sua barriguinha... É abominável, a meu ver.




Mas, minha função aqui é ajudar as boas almas que se compadecem da situação dessas criaturinhas.
É uma tarefa difícil, você ficará cansado, as vezes sem dormir (lembre-se, é um bebê!). Mas não é impossível e vale a pena.



Se encontrou gatinhos órfãos com poucos dias de vida, a primeira coisa que deve fazer é tentar mantê-los quentes enquanto tenta contactar um veterinário. Enrole os gatinhos em cobertas e coloque-os dentro de uma caixa. Tenho cuidado para que não sufoquem: é necessário que a caixa não fique fechada e que o ar circule.
Se o tempo estiver frio, pode colocar uma bolsa de água quente por baixo dos cobertores, mas de forma que o calor não queime os gatinhos. Manter a temperatura em 38 graus, como se fosse o corpo da mãe até o 20º dia. Nessa fase eles dormirão quase que o dia todo.




1) Alimentação:

O gatinho deve se alimentar pelo menos de 3 em 3 horas. Alimentá-los é uma tarefa difícil, visto que os bicos de mamadeiras de criança são muito grandes: existem em petshops mamadeiras especilizadas para gatinhos e cães órfãos que podem te ajudar nesta tarefa. Um conta gotas também pode servir.
O leite deve estar morno e não se deve administrá-lo como se fosse um bebê: ele pode fazer falsa via e o leite ir para seus pulmões. Deixe sua cabeça um pouco mais baixa que o corpo e se ele engasgar, levante a parte traseira rapidamente e sacuda o filhote para baixo, para eliminar o leite que possa ter entrado pelas vias respiratórias.





O leite: Existe no mercado uma variedade enorme de tipos de de leite, sendo que o melhor para mim é o Leite em Pó da Royal Canin. Existem, no entanto, outras marcas nacionais como Max Milk e Líder Milk da Total (minha seguda opção) e o Pet milk da Vetnil.

Não ganho nadinha com propaganda, mas as seis marcas comerciais de Substitutos do Leite Materno são produzidos pela Total Alimentos: Max Milk,Max Milk Gatinhos, Líder Milk, Líder Milk Gatinhos, Equilíbrio Milk e Supreme Milk; e quatro tipos de Papinhas de Desmame: Max, Líder, Equilíbrio e Supreme são de exccelente qualidade.

Se voce não encontrar nenhuma dessas no mercado, sugiro uma dessas fórmulas caseiras, usando sempre que possível leite integral com baixo teor de lactose:

Suscedâneo 1
- 1 colher sopa de leite em pó suave;
- 100 ml de água;
- uma colher de café rasa de gema de ovo;
- uma colher rasa de creme de leite;
- meia medida de suplemento vitamínico à base de complexo B e cálcio.



Suscedâneo 2- 1 litro de leite integral
- 1 xícara de leite em pó dissolvido em água de arroz ou arrozina
- 1 colher de mel
- 1 gema de ovo
- 1/2 pacote de gelatina sem sabor
- 1 colher de composto vitamínico (sustagem ou sustacal)
Misturar tudo e bater no liquidificador. Manter na geladeira. Amornar e administrar 4 a 5 vezes ao dia.



Suscedâneo 3- 1 litro de leite integral
- duas gemas
- duas colheres de sopa de creme de leite ou nata
- 1 colher de açúcar
- 1 pitada de sal
Bater as gemas, acrescentar o leite e colocar para ferver. Quando estiver fervendo, colocar os demais ingredientes. Deixe esfriar e dê ao gatinho.


Suscedâneo 4- meio litro de leite integral
- 1 colher de sobremesa de maisena
- 1 colher de sobremesa de creme de arroz
- 1 colher de chá de mel
- 1 gema de ovo
Cozinhar tudo, mexendo sempre, em fogo baixo, para não empelotar. Depois de frio, bater bem e coar ( pois o mingau quando esfria faz aquela nata ). Guardar na geladeira e esquentar para cada vez em que for usar em banho maria.


(fonte gatos dorio)


Na primeira semana, dar 13 ml para cada 100 g de peso por dia, divididos em 5 vezes por dia. Na segunda semana, 17 ml. Na terceira, 20 ml mais alimento sólido (ração de filhotes, amolecida ou úmida). Na quarta semana, aumente a proporção de ração. Com 6 a 8 semanas, desmame.


2) Limpeza:


A gata limpa seus filhotes com muita frequencia, comendo sua urina e fezes.
Sua parte: com um chumaço de algodão e água morna, faça massagens na região perineal do filhote: isto estimula também a evacuação e a micção dos filhotes.




PS: sua parte não inclui comer os resíduos, ok? :p


3) Desparasitação:


Seu Médico Veterinário recomendará um vermífugo para parasitos internos e um spray para parasitos externos. No início da terceira semana, os gatinhos tornam-se mais sociáveis. Comece a interagir com eles, mas não exagere... Após a refeição, trate de sua higiene e, antes de dormirem, acaricie-os e deixe-os andar um pouco, sempre sob sua supervisão. Se for possível "apresente-os" a outros gatos (mansos) para que aprendam a se comportarem como gatos


4) Sociabilização:

No início da terceira semana, os gatinhos tornam-se mais sociáveis. Comece a interagir com eles, mas não exagere... Após a refeição, trate de sua higiene e, antes de dormirem, acaricie-os e deixe-os andar um pouco, sempre sob sua supervisão. Se for possível "apresente-os" a outros gatos (mansos) para que aprendam a se comportarem como gatos

5) Importante:


Proteja os filhotes de correntes de ar
Coloque-os em uma cesta ou caixa onde eles não possam trepar e sair. Use panos quentes e/ou bolsas de água morna para aquece-los.
Treine os gatinhos a fazerem suas necessidades na caixa de areia: quando ele começar acavar o chão, coloque-o na caixa. Basta uma ou duas vezes que eles aprendem.




Os olhos dos gatos abrem-se entre o 7º e o 10º dia (podendo ir até ao 16º dia). Pode haver necessidade de limpá-los e você pode fazer isso com ajuda de algodão e soro fisiológico. Não esfregue, essa área é muito sensível e delicada.


Minha experiência:


Já adotei muitos cães e gatos de rua, alguns consegui donos, outros ficaram comigo. Sei que se você tiver a oportunidade de cuidar desses seres frágeis e dependentes, te acrescentará muito como pessoa.


Minha primeira adotada foi uma cadela, Chaika. Não consigo lembrar-me dela sem que meus olhos se encham d'agua: resgatei-a do Centro de Zoonoses no meu terceiro ano da Faculdade e ficou comigo durante 12 anos.




Meu segundo adotado foi um sao bernardo, cuja mae sofrera uma cesarea e matara os 10 filhotes, sobrando só um. A veterinária que a atendeu sabia que minha cocker tinha acabado de ter filhotes e pediu para servir de ama de leite.

Quando "Adotivinho" saiu da casa dele para ir para a casa de sua mae, era maior que sua mae adotiva. Uma fofura!

                     
                                                 A mae de leite, Julie


                                                    O Adotado S2

Minha última adotada: Tucs Tutu, uma pestinha que está em cima do meu ombro enquanto digito (xingamento carinhoso, pois amo de paixão, converso como se fosse filha - veterinário tem dessas coisas)



olha a cara de séria...quem vê pensa...



Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário