Perguntas e respostas:

Olá!

Domingo é dia do "Perguntas e Respostas" aqui no blog.
Respondo os emails individualmente, mas aqui você encontrará as dúvidas mais frequentes.

1) Quanto a castração quál é a melhor época para castrar a cadela? Ela tem que ter a primeira cria primeiro ?

Ainda é bem controversa a questão sobre a idade em que se deve castrar a cadela. Alguns pesquisadores afirmam que é necessário que a cadela tenha o primeiro cio, outros acham que castrar antes dele é melhor. Costumo orientar a castração depois dos 6 meses de idade, independentemente da fêmea ter tido o primeiro cio ou não.

Animais não ficam frustrados por não terem filhotes e ter uma cria não acrescenta saúde à femêa. Pelo contrário: quando mais cedo feita a castração, menos chance ela tem de desenvolver tumores mamários.

2) Meu gato vai ficar gordo depois de castrado?

Eles podem ganhar peso não devido a castração, e sim pela diminuição de sua atividade física e um leve aumento do apetite. O animal tende a ficar mais tranquilo, e suas escapadas noturnas vão rareando até sumir por completo, uns 6 meses depois da cirurgia.



 Podemos ajudar ajustando a ingestão de ração e incluindo exercícios e mais brincadeiras em sua rotina diária.






3) Tenho uma poodle de 2 anos que foi diagnosticada com DAPE e esta tomando meticortem, antibiótico e shampo de enxofre ha 3 meses e não vi nenhma melhora. O que fazer?

Nos casos de DAPE (dermatite alérgica por ectoparasitas) , é fundamental associar os medicamentos com o controle da exposição ao parasita (pulgas) por 30 a 40 dias. Enquanto o animal não parar de entrar em contato com o que causa alergia, remédios que diminuem a coceira são um paleativo e  não promoverão a cura.

 Nesse caso específico é preciso usar  um produto que mate a pulga ANTES dela picar o animal, pois a alergia tem início com a picada. O fipronil mensal em spray é o mais indicado para o animal. Não esqueça de fazer o controle ambiental também, chamando uma firma especializada ou usando produtos recomendados pelo seu veterinário.


Bom domingo!




0 comentários:

Postar um comentário