Cinomose

A Cinomose é uma doença viral grave e altamente contagiosa, que afeta cães de qualquer raça ou idade e outros canídeos silvestres (lobos, raposas, chacais, etc.), frequentemente os levando à morte. É considerada a maior ameaça à saúde dos cães depois da raiva e pode ser transmitida através de secreções nasais, saliva, fezes, e urina de animais infectados.



É uma enfermidade complexa e muito difícil de ser curada, pois não existem medicamentos específicos para combater o vírus, havendo somente tratamento sintomático (para aliviar os sintomas) e de suporte.


 A transmissão ocorre, em geral, através do contato com secreções do nariz e boca do animal. Isso pode se dar através de um espiro do animal doente, espalhando a secreção ao redor e contaminando os cães que estejam por perto.

É muito importante que se diga que o vírus da Cinomose tem pouca resistência ambiental, ou seja, fora do organismo do seu hospedeiro Isso facilita o controle ambiental da disseminação da doença, diferentemente do que ocorre com a parvovirose, por exemplo.

As características climáticas do inverno favorecem a presença deste vírus no ambiente,por isso nosso cuidado deve ser redobrado nesta época. Apesar da sensibilidade do vírus no ambiente, há muitos relatos de casos de criadores que perderam animais vitimados pela Cinomose, após serem introduzidos em ambientes onde outros cães haviam morrido anteriormente, no período de até seis meses atrás. Por esse motivo é aconselhável concluir todo o esquema de vacinação, de pelo menos três doses,antes de introduzi-los nesse ambiente contaminado.

Algumas cepas são:

* levemente virulentas (causa infecção inaparente)

* virulentas - causa moléstia aguda, com elevada frequencia de encefalite e altos índices de mortalidade

* viscerotrópicas - moléstia debilitante, com elevada mortalidade, mas com baixa frequencia de encefalite



Importante:  todas as cepas virulentas causam imunossupressão ( com isso, o animal fica mais susceptível a doenças como: toxoplasmose, coccidiose, enterite viral, infecções micoplásmicas e infecções bacterianas sistêmicas)

As características climáticas do inverno favorecem a presença deste vírus no ambiente,por isso nosso cuidado deve ser redobrado nesta época. Apesar da sensibilidade do vírus no ambiente, há muitos relatos de casos de criadores que perderam animais vitimados pela Cinomose, após serem introduzidos em ambientes onde outros cães haviam morrido anteriormente, no período de até seis meses atrás. Por esse motivo é aconselhável concluir todo o esquema de vacinação, de pelo menos três doses,antes de introduzi-los nesse ambiente contaminado.

Sintomas: O período de incubação é de 14 a 18 dias.


Doença Aguda: Os sintomas são tosse, diarréia, vômitos, anorexia, desidratação, perda de sangue com debilitação.
Há presença de corrimento oculonasais, mucupurulentos e pneumonias frequentes que resultam em infecções bacterianas secundárias. Pode ocorrer erupção cutânea, progredindo para pústulas no abdome. Podem surgir sintomas de encefalite aguda, mioclonias ou tremor involuntário dos musculos, ataques de "mascar", ataxia, incoordenação, locomoção em círculos, hiperestesiam rigidez muscular, vocalização semlhante à dor e cegueira.


Atrofia dos membros anteriores e queda dos quartos posteriores devido à cinomose
http://www.policlinicaveterinaria.com.br/artigos.asp?xcod=23

Doença Sub Aguda: Sintomas neurológicos, com surgimento retardado, que podem durar semanas ou meses apos a recuperação de infecções inaparentes ou depois da recuperação de uma cinomose aguda.
Geralmente apresentam imunidade.
Os sintomas clínicos são semelhantes à Doença Aguda, sendo que o principal é o mioclonismo espasmo flexor.
Cães que sobrevivem podem apresentar deficiências neurológicas permanentes (espasmos flexores, disfunções visuais e olfatórias)

Vídeo de animais com Mioclonias/espasmos e secreção nasal



Vídeo de animal que se recuperou, porém apresenta espasmos flexores do membro posterior ("tiques")



Encefalite Multifocal: Moléstia lenta progressiva, geralmente em cães com 4 a 8 anos. Ocor incoordenação, fraqueza dos membros pélvicos ("queda dos quartos"), inclinação da cabeça, mistagmo, paralisia facial e tremores da cabeça sem mioclonismo.
Ocasionalmente podem cair e haver períodos intermitentes de níveis clínicos e patológicos, seguido pelo avanço da moléstia. Esses animais são mentalmente alertas e não apresentam convulsões ou alteração da personalidade.


Encefalite do Cão Idoso: É raro, ocorrendo em animaos com mas de 6 anos. Há deficiência visual e deficiência de ameaça bilateral. Com a progressão da doença, há depressão, movimentação compulsiva em círculos ou para a compressão da cabeça e manifestam alterações de personalidade.
Há um estado de estupor ou mudez e não mais reconhecem o dono, nem respondem aos estímulos normais em seu ambiente.
O curso clínico pode ser sub agudo em termos de progressão - a Encefalite Esclerosante Difusa Sub Aguda.


Diagnóstico: histórico e sintomas clínicos.


Tratamento:
Diagnosticada a doença, o cão deverá ser isolado para início imediato do tratamento, pois, quanto mais cedo se inicia o tratamento, maiores as chances de sucesso. Este tratamento de suporte começa com a prescrição de antibióticos que auxiliam no combate a infecções secundárias.


O veterinário deve indicar ainda um tratamento de apoio para reduzir o sofrimento decorrente dos sintomas da Cinomose, como o uso de medicamentos anticonvulsivos e sedativos para o controle de ataques, remédios para diarréia e vômito, vitaminas e reposição de líquidos perdidos durante a doença e uma dieta leve, além da recomendação de um ambiente limpo e temperatura agradável. Isso tudo deve vir acompanhado do seu carinho e companheirismo, o que é fundamental para que o seu animal tenha forças para se recuperar



Prevenção:

 Vacine seu cão quando filhote com o esqueme que seu veterinário indicar, e depois todos os anos. Embora nenhuma vacina seja 100% eficaz, é a única maneira de proteger ser animal desta e de outras doenças que veremos a seguir.




Extra:  * Cinomose, aqui, não! (mais informações sobre a doença)

http://www.cinomose.com.br/cinomose_aquinao/index.asp

             * Superação animal:

http://www.viralataviravida.org.br/uploads/image/artigos/vitoria_artigos.jpg

(wspaswork, eescola, wiki)

0 comentários:

Postar um comentário