Cio dos Gatos

Gatas são animais poliéstricos estacionais. O que significa isso? É que o cio das gatas depende da época do ano, geralmente na mais quente (estacional, de estação) e que tem vários períodos de cio nessa época (poliérstrico). O cio pode durar 5 a 14 dias em áreas quentes e 1 a 6 dias em áreas menos quentes.

O primeiro estro (cio) é muito variável (idade, raça, época do ano do nascimento da gata...), mas geralmente ocorre aos 7 meses de idade.


A gatinha só produz óvulos quando é induzida, ou seja, ela só ovula quando cruza. Se após a cruza o cio continuar, é porque a gata não foi fecundada, não está prenhe.

Quando a gata está para entrar no cio, apresenta algumas características especiais: se esfrega demais nas coisas, fica mais carinhosa e dócil, começa a urinar mais e muitas vezes urina para demarcar território.
A gata chama a atenção do macho entortando a coluna com o rabo para cima, desvia a cauda para um lado, se abaixa e engatinha para trás (com intenção de cruzar). Essa fase é chamada Pró Estro.



Depois de 6 a 12 horas nessa fase, podemos dizer que a gata está no Cio (Estro), pronta para a cruza.
Gatos têm dois ferormônios sexuais que são substancias que são produzidas para afetar o comportamento de outros animais. Por isso, num gatil, por exemplo, quando uma gata fica no cio, todas as outras podem ficar também. Essa fase dura de 5 a 7 dias.

Observe o vídeo de uma Gata no Cio


                                                            

O período seguinte é chamado Inter estro e é o período que ocorre entre o estro e o período reprodutivo seguinte, em gatas que não ovularam. Dura, aproximadamente, 14 dias.

Durante a lactação ou quando o período de luz fica diminuído,  não há atividade cíclica. É o chamado Anestro.


Os machos ficam maduros sexualmente aos 9 meses de idade, mas pode ter simulações de cruza aos 4 meses. A produção de espermatozóides só começa aos 5 meses.

Castração:

A cirurgia da castração é semelhante a dos cães: envolve retirada de útero e ovários para fêmeas e testículos dos macho. Depois da retirada desses órgãos, os hormonios responsáveis pelo comportamento do cio param de ser produzidos.


(foto: bichinhos precisam de um lar)

Benefícios da castração:

FÊMEAS  
- evita infecção uterina - Piometra, doença que atinge 60% das fêmeas
- se realizado antes do primeiro cio, diminui em até 95% as chances de tumor de mama
- evita gravidez indesejada, fugas de casa, e outros incomodos com o cio (como a "miação nervosa" das gatas)
- evita o abandono de crias inteiras, quando indesejadas


MACHOS
- evita brigas por disputa territorial
- evita/diminui demarcação com urina em todos os lugares da casa
- diminui muito o cheiro forte da urina dos gatos
- previne tumores de próstata, e consequentemente hérnias perineais
- evita que eles fujam de casa atrás de fêmeas no cio


A cirurgia é feita com o animal sedado (anestesia geral).
O pré-operatório exige apenas algumas horas de jejum.
Os cuidados com o pós-operatório são essenciais para o sucesso da cirurgia. Deve-se dar os medicamentos prescritos pelo veterinário, além de seguir suas recomendações..
(fonte: gato verde)

1 comentários:

Caa Martins disse...

Oi, muito legal as dicas, principalmente pra quem tem gatinhas, a castração é a melhor forma de evitar, até porque vooc naum tem que se preocupar mais com isso. Porém, pra quem naum pode castrar agora, tem um blog que passa uma dica super legal e util: http://www.sacarrolha.info/2007/01/15/sua-gata-esta-no-cio-nao-temos-a-solucao/

Espero que seja util ^^

Postar um comentário