Vermifugação

2) Vermifugação

Quando o cão ou gato chega à sua casa, um dos primeiros cuidados é providenciar sua vermifugação.  Verminoses são doenças causadas por parasitas comumente chamados de vermes ou lombrigas.
Os sintomas de um animal com verminose são muitos e variam de acordo com sua idade, do estado geral do animal e do tipo de parasita que o acomete. Alguns deles: pelo fosco, sem brilho e com falhas, diarreia, fezes com sangue, inapetência (falta de apetite), vômito, anemia.

Principais parasitas dos cães:


Dipylidium caninum: Esses vermes se localizam no intestino, causando cólicas e prurido anal e até mesmo sintomas de anorexia (diminuição do apetite) e crises epiléticas.
O diagnóstico é feito através de exame de fezes e o encontro de proglotes (partes do verme) nas fezes ou na região anal e a transmissão ocorrer através de pulgas e piolhos ou carnes contaminadas.

Ancylostoma caninum: Esses vermes são encontrados no intestino delgado e medem de 1 a 2 cm de comprimento. Causam anemia, emagrecimento, diarréia hemorrágica.
O diagnóstico é feito através de exame fecal, e a transmissão ocorre pela ingestão de alimentos contaminados, água, solo contaminado, transplacentária (placenta quando ainda embrião).

Dirofilaria inmitis: Localizados no coração e artéria pulmonar. Esses vermes são transmitidos através de mosquitos, Culex anophelesAedes. Os principais sintomas são: anorexia (falta de apetite), tosse , emagrecimento, edemas, febre, hipertrofia cardíaca, hepática e esplênica e até mesmo convulsões. O tratamento se dá após a constatação da parasitose através de exame de sangue.

Eimeria e Isospora: Esses vermes se encontram localizados no intestino delgado. A transmissão desses vermes se dá pelo alimento, água e solo contaminado. Os sintomas principais quando ocorre a infestação são anemia, febre, vômito, e fezes de consistência sanguinolenta. Uma boa higienização deve ser feita nos canis , bebedouros e comedouros como medidas de profilaxia. Para o correto diagnóstico é necessário o exame de fezes.

Babesia canis: Esse tão temido protozoário, causa muita preocupação, uma vez que pode ser fatal a vida do cão, porém se diagnosticada a tempo, a cura será possível. O diagnostico é feito através do exame de sangue.
Transmitida pelo carrapato, a babesiose ataca o sangue do animal, e destrói os glóbulos vermelhos, causando anemia. A melhor maneira de prevenir essa doença é combatendo os carrapatos

Toxoplasma gondii: Causador da Toxoplamos esse protozoário bastante comum que pode ser transmitido a humanos e, se tornar grave e fatal quando atacando gestantes ou soropositivos.
Embora seja mais comum em gatos, os cães também podem ser portadores. Localizam-se nas células sanguínea e sistema nervoso central e a transmissão se da pela ingestão do protozoário, através da água contaminada ou via placentária.
A higiene é a melhor profilaxia.

Demodex canis: Demodicose é o nome da doença muito comum em cães e causada pelo ácaro Demodex canis, que é encontrado nos folículos pilosos dos cães alimenta-se da secreção sebácea e das células epiteliais, causando queda de pelo e hiperqueratose.
O diagnóstico é feito através da raspagem da pele (microscopia). O contagio é feito através do contato com o solo e com animais que estejam contaminados.

Sarcoptes canis: È um parasita tanto de animais domésticos quanto do homem, causando uma doença muito conhecida a escabiose e popularmente chamada de sarna.
Causador de coceira intensa, espessamento da pele e prurido, sua transmissão ocorre com o contato com animais ou com o solo contaminado.
A melhor maneira de prevenção é a higiene pessoal e dos animais, higienização de canis e evitar contato com animais contaminados.
O disgnostico é feito através de exames de raspagem de pele.

Otodectes canis: Parasita canino que habita o ouvido externo, causando prurido auricular intenso, podendo também causar otite ceruminosa e infamações no ouvido.
A transmissão é dada pelo contato direto com cães doentes. O diagnóstico é feito através da coleta de secreção auricular análise microscópica.

Toxocara canis: Esses vermes parasitas encontram-se localizado no intestino delgado dos cães mas podem também afetar crianças. Os sintomas são perda de peso, diarréias, tosse, falta de ar, lesões pulmonares, problemas neurológicos e de visão.
O Diagnóstico pode ser feito através do exame de fezes e exame macroscópico. A transmissão ocorre através de alimentos, água ou solo contaminado, a transmissão transplacentária também é possível.
(fonte: criavet)


Seu veterinário o orientará sobre o melhor esquema de vacinação para seu pet.
Um exemplo de um Esquema de vacinação muito usado:



Filhotes de mães não vermifugadas: 
1ª dose de vermífugo de amplo espectro aos 21 dias de idade;
2 ª dose aos 36 dias;
3ª dose aos 57 dias.
Em seguida, repete 1 ou 2 vezes antes do término das vacinas, que é com 150 dias.
Após 60 dias faz coproparasitológico (exame de fezes).

Filhotes de mães vermifugadas: 
1ª dose de vermífugo de amplo espectro com 30 à 35 dias de vida e após 15 dias repete-se.
Repete 1 ou 2 vezes durante a vacinação.
Após 60 dias faz coproparasitológico (exame de fezes).
Cães e gatos adultos:
Vermifugação e 2 à 3 vezes ao ano. 

****Importante: ao sair para passear com o seu animal recolha as fezes que ele produzir nas vias públicas, isso é dever de todo proprietário responsável.






As praias não são um local adequado para levar o seu cão, as areias podem estar
contaminadas com as fezes de animais sem controle parasitário.
Leia mais aqui.


Lembre-se: procure um médico veterinário para orientações; ele é o profissional capacitado para cuidar do seu animal.

0 comentários:

Postar um comentário