Cio dos cães - Castração

As fêmeas entram no cio entre 8 meses e um ano de idade (de acordo com raça e tamanho, esses números são variáveis).

O cio vem acompanhado de um leve sangramento e inchaço vulvar,  que dura de 7 a 14 dias. Nesse período a cadela deixa os machos a cheirarem , mas não se deixam montar.
                                                vulva antes do cio          vulva durante o cio  

Na segunda semana do cio, o sangramento para ou muda de cor (cor de palha). Na terceira semana a fêmea permite a cruza com o macho escolhido (ou os machos escolhidos, pois cadelas podem escolher mais de um macho e ter múltiplas cópulas, gerando filhotes de diferentes pais). O final do cio é notado pela diminuição evidente do inchaço genital e quando a fêmea passa a rejeitar o macho. 
Ao contrário do que se pensa, não é durante a época do sangramento que a cadela está em período fértil. Ela estará apta para a gravidez 11 dias após o término do sangramento. Cadelas devem cruzar apenas após seu segundo cio, quando seu organismo pode aguentar saudavelmente uma gestação e o parto em si.

Algumas cadelas tem cio de 3 em 3 meses, outras de 6 em 6 e essas observações são de extrema importância para o veterinário avaliar qualquer problema de fertilidade ou doenças do trato genital. Importante você ter um caderninho aonde anotará todas as informações referentes ao cio de seu animal, para que o veterinário possa conduzir uma cruza saudável ou diagnosticar possíveis doenças ligadas ao trato urogenital.
A castração do macho é chamada de orquiectomia e é feita retirando-se os testículos.
Cães (principalmente os machos)  que vivem na mesma casa, que são possessivos e/ou dominantes são casos em que a castração pode ser talvez a última alternativa para que eles convivam em paz e segurança. Dependendo do cão a mudança de comportamento pode ser rápida (2 semanas após cirurgia) ou gradual (mudanças em aproximadamente 6 meses após a cirurgia).


Castração:
A castração não só é o método mais eficaz de controle de natalidade quando o proprietário não pretende que ela tenha filhotinhos, mas também uma meio de ajuda nos problemas comportamentais de nossos companheiros.
A ovariectomia (retirada dos ovários) evita que a cadela ovule, interrompendo seu cio e, com isso, uma gravidez. Na minha opinião, sempre aconselho a fazer a castração “completa”, ou seja a retirada dos ovários e do útero, evitando assim alguns problemas do trato genital, como a piometra (inflamação do útero) .
Cadelas castradas antes de atingir a puberdade tem o risco de desenvolver câncer de mama reduzido a praticamente zero e estudos comprovam que o problema da gravidez psicológica diminui consideravelmente.
O macho não tem cio e está pronto para se reproduzir depois de 1 ano de idade. Porém, pode apresentar sintomas sexuais (subir nas pernas e imitar relação sexual) a partir dos 3 meses de idade.

Observações importantes:
1)      A castração NÃO interfere com o instinto de guarda do cão, tampouco o torna menos medroso.
2)      Não há comprovação científica que garanta que o animal fique mais letárgico depois da cirurgia, mas alguns donos já repararam que eles ficam mais carinhosos e dóceis.
3)      A castração NÃO deixa o animal obeso Ela pode causar aumento do apetite, mas se a o dono não ceder às suas vontades e sua dieta for controlada, o peso será mantido.
4)      Muitos machos castrados continuam a ter interesse por fêmeas, embora ele seja menor comparado a um animal não castrado. Se o macho é castrado e há uma fêmea no cio na casa, ele pode chegar a cruzar com ela normalmente, sem que haja fecundação
5)      O cão (fêmea ou macho) a cadela não fica "triste" por ter sido castrada. Essa é uma característica humana que inconscientemente o dono reflete em seu cãozinho.


  Uma última consideração:
Além de proporcionar importantes benefícios para a saúde, a castração ajuda a controlar o problema de animais não desejados.
Um macho que escapa da casa dele pode gerar ninhadas sem o conhecimento do seu dono.
A castração tardia de uma fêmea pode ter conseqüências se ela escapar da casa e ficar perambulando. Em algumas semanas, você poderá descobrir que cãezinhos ou gatinhos estão à caminho.
A castração de seus animais domésticos constitui um bom investimento em sua saúde e companheirismo. Você também estará fazer sua parte para ajudar a controlar a população de animais de estimação.
(por Purina - Our Pet, Our passion)


0 comentários:

Postar um comentário