Dentição dos Cães

Os cães, como quase como todos os mamíferos quando nascem, não possuem dentição. Aos poucos ela surge (dentes de leite ou decíduos) até preencher toda a boca do animal. Depois de um tempo os dentes de leite caem, dando espaço aos permanentes .

A primeira dentição é provisória, serve ao animal por pouco tempo. São dentes afiados e ponteagudos e quando a boca está preenchida chegam a 32 dentes.Ela aparece aos 30 dias de idade é perdida gradualmente no período de 3,5 - 7 meses de idade, quando chega ao número máximo de 42 dentes.


• 1 mês: Erupção dos anteriores de leite.
• 2 meses: Nivelamento dos anteriores de leite.
• 3 meses: Nivelamento dos intermediários de leite.
• 4 meses: Erupção dos anteriores adultos.
• 5 meses: Erupção dos posteriores adultos.
• 7 meses: Dentição completa.

A dentição permanente é mais robusta, mais grossa e arredondada, com aparência de ser mais forte. 

Arcada dentária do Cão Adulto:




Incisivos ( 6 superiores e 6 inferiores)

Caninos ( 2 superiores e 2 inferiores)

Pré Molares ( 4 superiores e 4 inferiores)

Molares ( 2 superiores e 3 inferiores)

A higiene da boca do cão pode ser feita atraves da escovação, de 2 a 4 vezes por semana. Existe no mercado escovas  e pastas próprias para cães,de várias marcas e sabores. Você também pode usar um chumaço de algodão com a pasta e esfregar os dentes do cãozinho se ele rejeitar a escova e/ou para começar a acostumá-lo com ela.



O cão é extremamente propenso a desenvolver tártaro, o que provoca mau hálito e perda precoce dos dentes permanentes. Gengivite, Doença Periodontal e outras manifestações podem causar até a morte do animal. Leia mais aqui  .


                                                        (Periodontite)

Prefira sempre a PREVENÇÃO do que o tratamento dos dentes do cão sempre que possível. Dedique um tempo para fazer com que seu caõzinho acostume com as escovações, seja paciente e persistente. Vale a pena.



0 comentários:

Postar um comentário